LOGOTIPO, IDENTIDADE VISUAL E MARCA, QUAIS AS DIFERENÇAS?

LOGOTIPO, IDENTIDADE VISUAL E MARCA,

Uma pergunta que sempre surge e é até muito comentada e debatida entre os profissionais de comunicação e design. O Logotipo, identidade visual e marca o que distingue cada serviço ou significado?

O que é logotipo, identidade visual ou marca?

Logotipo: No dicionário consta como *símbolo que, composto por uma imagem, pela estilização de uma letra ou pelo agrupamento de *letras de modo a formar um design particular, serve para identificar uma *empresa, *marca, *produto.

Acima destacamos os negritos e explicamos abaixo cada um deles e suas relações:

Símbolo:

Se tratando do logotipo, podemos dizer como exemplo, que é tudo o que representa, sugere ou substitui alguma coisa: a balança é o símbolo da justiça; a pomba é o símbolo da paz. A ideia de um símbolo no logotipo é trazer a representação de algo que traga algum significado conceitual.

Letra:

É a tipografia. Modelo composto pelo agrupamento, numa só peça, de duas ou mais letras com estilo(s) estético(s).

Design:

É uma disciplina que visa à criação de objetos, ambientes, obras gráficas e assuntos relacionados à criação. Como criação gráfica e esquemática que representa algo. Como o algo a ser criado; plano, projeto.

Empresa:

Em questão da pergunta do que é Logotipo, a empresa é um nome exclusivo de um projeto; empreendimento, comedimento. Negócio, sociedade comercial; todo estabelecimento que vende, compra produtos ou oferece algum tipo de serviço, vamos englobar aqui até mesmo como as fábricas e indústrias. Unidade econômica de produção: existem empresas privadas, públicas e de economia mista. Companhia organizada juridicamente; firma.

Marca:

Mantendo a explicação no assunto tratado, marca (ref. empresas, negócios e afins), como no exemplo de significar algo de primeira qualidade: vinho de marca. Ou de outros produtos (para cada tipo de público e classe social), que seja até mesma reconhecido como uma marca de produtos mais baratos, medianos ou mais elevados no preço. Enfim de alguma forma se tornam “marcas reconhecidas” do seu público consumidor. Também classificamos como marca de fábrica ou marca registrada, nome, símbolo ou sinal especial de um comerciante ou de um fabricante.

Identidade Visual:

Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representa visualmente todos os itens acima. Ou seja, de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores.

A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional da empresa que pode ou não ser estabelecido através de um documento técnico ao qual os designers nomearam de manual da identidade visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes no atual estado da técnica.

Por conta da diversidade de sistemas operacionais e aplicativos e software, hoje tendo o arquivo original preservado, consegue-se aplicar tais normas e critérios conservados e até mesmo em registros autorais certificados.

Suportes gráficos que podem ser aplicados a identidade visual: (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces) de sites, aplicativos e afins.

Criação de logotipos com identidades visuais, marcas e registros.

Aqui na DeSignos fazemos a criação de logotipos com identidades visuais e marcas, como escolha correta de nomes (names) e registro de tais criações com certificado validados por lei.

O certificado legal de registro de marca, garante a proteção para evitar plágios, concorrência desleal e cópias. Também servindo o certificado para valorização comercial (ativos contábeis), originalidade e tranquilidade de obtenção do nome comercial utilizado como dono(s) da marca no mercado atuante.

Marca sem registro não tem dono

Marca sem registro não tem dono, então recomendamos a criação como o registro de marca, seja do design do logotipo em certificado com comprovação via ASSINATURA ELETRÔNICA e principalmente os de design juntamente com nome da marca, estes realizados dentro do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) a qual oferecemos o serviço e fazemos tudo minuciosamente com todos os cuidados.


Quer saber mais de como fazer um registro do design de logotipo via ASSINATURA ELETRÔNICA? Acesse clicando aqui.


Quer também saber mais de como fazer um registro do design de logotipo e nome da marca via INPI? Acesse clicando aqui.

ricardo selis Escrito por:

Designer gráfico e webdesigner

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.